Construindo qualidade de vida: a importância da escolha da profissão


Júlio Bernardo Dutra, Josalba Ramalho Vieira

Bolsista de Iniciação Científica –PIBIC/EM - Colégio de Aplicação - Centro de Ciências da Educação - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientadora do PIBIC- CA/UFSC.

Todos os anos muitos jovens estudam para passar no vestibular, mas nesse mesmo momento surgem também muitas dúvidas como, por exemplo, qual carreira escolher? Contudo, é necessário levar em conta vários fatores: a qualidade de vida que essa profissão lhe proporcionará, a posição dessa profissão no mercado, um rendimento suficiente para subsistência, entre outros. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a preferência dos alunos de 2º ano do Ensino Médio (EM) quanto às escolhas profissionais, pretendeu-se também pesquisar e analisar algumas dessas profissões partindo da visão de um profissional de cada uma das 10 áreas selecionadas. Entre os instrumentos de coleta de dados utilizamos Questionários para os alunos do EM (QA), Entrevistas para os profissionais das diversas áreas (EP). Foi utilizada também a pesquisa bibliográfica digital sobre as referidas profissões. O resultado dos dados analisados através do questionário QA apresentou que uma enorme variedade de escolha de carreiras (mais de duas dezenas) e isto me levou a selecionar as mais escolhidas e decidi incluir as profissões do meu próprio interesse. Assim, nos limitamos a pesquisar sobre 10 casos. Uma das questões que se apresentaram foi entender a diferença entre curso superior e curso técnico. Uma vez esclarecido esse aspecto, formulou-se dois modelos de entrevistas (EP). Um deles era específico para profissionais de curso superior e o outro era destinado aos profissionais dos cursos técnicos. Conclui-se que houve respostas similares quando as carreiras eram da mesma área de conhecimento, além disso a maioria dos profissionais entrevistados eram formados dentro de instituições públicas; outra conclusão é que os cursos superiores são consolidados há mais tempo do que os técnicos. Para facilitar o acesso aos dados desse projeto foi criado um blog interativo (www.aescolhadaprofissao.blospot.com) no qual foram apresentados os resultados da pesquisa assim como um aprofundamento dos conhecimentos sobre as 10 carreiras escolhidas ajudando aos jovens a conhecer melhor os cursos e ter acesso a opiniões de profissionais (em formação ou já formados), para assim decidir com mais facilidade e tranqüilidade qual curso quer estudar.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Técnico de informática



O profissional formado em técnico de informática desenvolver habilidades tanto em relação a cálculos quanto em relação com o público, com o propósito de facilitar o método de estudo e a comunicação em geral. O técnico pode atuar e na manutenção, configuração, instalação e utilização de softwares, no desenvolvimento de programas. O curso de técnico de informática é de nível técnico e tem duração de 4 anos.


A seguir está uma entrevista feita com um profissional formado em técnico de informática:


Nome: Arthur Sérgio Strzelecki

Idade: 41 anos

Profissão: Técnico de Informática


Há quanto tempo você é formado?

R: 19 anos


Qual (is) fatores influenciaram na escolha do curso?

R: O mercado de trabalho abundante e em ascensão

Qual é a duração do curso?

R: 3 anos

Em que ano foi regulamentada a profissão no país?

R:

Onde o profissional pode atuar?

R: Em empresas de assistência técnica, desenvolvimento.

Em nosso município tem uma área que oferece melhor colocação?

R: Setor de informática de órgãos públicos.

Qual?

R: Órgãos públicos.

Sua formação foi em instituição pública ou privada?

R: Pública

Entre as disciplinas do curso, estão incluídas matérias exatas como principais?

R:

Qual (is) o(s) superior (es) você poderá escolher dando seqüência a essa área.

R: Ciência da computação.


Abaixo estão alguns links de vídeos que demonstram o curso técnico da área de TI.


http://www.youtube.com/watch?v=NqrYpFNZJsE




Sitemas da Informação

Sitemas da Informação




O profissional formado em sistemas da informação pode atuar na elaboração de novas idéias e soluções criativas que visam a integração do conhecimento de várias ramificações da informática. Essa atuação pode ser feita através de análises de possíveis problemas já pensando em como poderão resolve-los, na gerencia de departamento de sistemas da informação, ou de empresas ligadas principalmente ao ensino da computação, e finalmente como empreendedor da área da informática. Atualmente a maior parte das vagas referentes a informática são oferecidas por bancos e por consultorias. Mas a grande quantidade de profissionais atuam mesmo na prestação de serviço. O curso de sistemas da informação é de nível superior e tem duração de 5 anos. Como o mercado de trabalho cresce exige qualificação, fica a dica: se você gostou do curso, lembre-se de fazer cursos de inglês e diversas especializações.


Abaixo temos links de aalguns vídeos que caracterizam melhor essa profissão:


http://www.youtube.com/watch?v=l3TQLoaylms



Engenharia Mecânica





O engenheiro mecânico desenvolve uma infinidade de opções de atividades, projetos e equipamentos que necessitam de algum tipo de dispositivo mecânico, desde equipamentos eletrônicos (que possuem alguma parte mecânica) até os equipamentos automobilísticos e aeroespaciais. Esse profissional pode atuar também na manutenção de instalações que utilizam algum mecanismo para funcionar como: instalações elétricas, sanitárias (água e esgoto), tubulações etc. O curso é de nível superior e tem em média a duração de 5 anos. Ele tem habilitação para projetar, fabricar e dar manutenção e consultoria a qualquer tipo de empresa ligada a área de atuação do curso. Algumas especialização do curso chamam bastante atenção são elas: robótica, automação, mecânica avançada de automóveis, computação aplicada à engenharia mecânica.










Segue abaixo uma entrevista feita com um profissional da área:

Nome: Adriano Abilio Manoel Mendes

Idade: 37

Profissão: Projetista Mecânico

Há quanto tempo você é formado?
R: 18 anos.

Qual (is) fatores influenciaram na escolha do curso?
R: Já teria estágio garantido.

Qual a duração do curso?
R: 03 anos.

Em que ano foi regulamentada a profissão no país?
R: Não tenho certeza, mas acho que foi em 05/11/1968.
Onde o profissional pode atuar?
R: Não área Industrial em geral.

Sua principal renda vem da profissão que é formada?
R: Sim.

Em nosso município tem uma área que oferece melhor colocação. Sim ou não?
R: Sim.

Se sim. Qual?
R: Turismo, Informática, Administração, exceto o setor industrial.

Sua formação foi em instituição pública ou privada?
R: Pública.

10ª Resuma em uma frase sua opinião sobre a profissão?
R: Quando finalizei o meu curso na antiga ETFSC, o curso era de alto nível, muito bom mesmo, formava verdadeiros técnicos, hoje ele foi suprimido e está caminhando para a sua extinção para dar lugar aos Tecnólogos. É uma pena, mas os órgãos competentes devem ter feito uma pesquisa de mercado e assim estão seguindo essa tendência.
Em 18 anos de profissão fiquei apenas 01 vez desempregado, mas por apenas 02 meses, fora isso não falta oportunidade. Hoje com toda a minha experiência e profissionalismo não corro o risco de ficar desempregado, graças a Deus.









Abaixo seguem alguns links vídeos que retratam e explicam mais a fundo a engenharia mecânica:


http://www.youtube.com/watch?v=7y1YG5PAbC0










Técnico de eletrotécnica





O técnico de eletrotécnica possui uma habilitação técnica que lhe permite executar, supervisionar e implantar projetos.O técnico de eletrotécnica possui uma habilitação técnica que lhe permite executar, supervisionar e implantar projetos. Ele pode atuar na instalação de redes e circuitos elétricos. Esses circuitos estão espalhados por todos os lugares, dos quais se destacam: os sistemas de comunicação, transporte, equipamentos hospitalares. Existem muitos locais onde há vagas para esse profissional, principalmente as empresas de energia elétrica, telefonia entre outras. A formação é técnica, e pode ser feita após o término do ensino médio ou cursando junto a ele (módulo concomitante). Muitas empresas de geração de energia elétrica são locais onde o eletrotécnico pode desenvolver melhor o conhecimento adquirido no curso por exemplo: usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas, solares e etc. O curso de eletrotécnica também chamado de tecnólogo tem duração de 4 anos.

Abaixo seguem videos que relatam o curso técnico de eletrotécnica com mais detalhes:

http://www.youtube.com/watch?v=USdzU6bKiyE



Técnico em edificações: planejando e construindo lares





O curso de técnico em edificações varia entre os cursos superiores civis (engenheiros e arquitetos) e profissionais de formação básica (serventes, pedreiros, mestre-dep-obras, etc...). Este profissional tem permissão do CREA para projetar e executar obras que possuem até 80m². O técnico elabora o projeto, coloca na planta junto com os cálculos e entrega para que o engenheiro assinar, quando a obra não pode ser assinada simplesmente por um técnico. Das muitas funções do profissional destacam-se: a assistência em áreas como arquitetura e urbanismo, e o apoio a variados serviços como: demarcação e mapeamento de terras, instalações elétricas e hidráulicas, etc.

Abaixo segue uma entrevista com um estudante que esta cursando este o curso de técnico em edificações:

Nome: Ricardo Fernandes Bernardo

Idade: 18 anos

Profissão: estudante

Há quanto tempo você é formado?

R: Não sou, estou concluindo.

Qual(is) fatores influenciaram na escolha do curso?

R: A falta do técnico na minha cidade.

Qual é a duração do curso?

R: 4 anos (integrado ao ensino médio).

Em que ano foi regulamentada a profissão no país?

R: A proposta curricular do curso técnico em Edificações atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Federal 9394/96, no Decreto Federal 5.154/04, nos Pareceres CNE-CEB 16/99 e 11/2008, nas Resoluções CNE-CEB 04/99 e 03/2008, nas Resoluções CEE-BA 15/2001 e 79/2008, no Decreto nº 90.922 de 06/02/1985 - que dispõe sobre o exercício da Profissão - e demais normas vigentes.
Resolução que autoriza o funcionamento do curso CEE nº 91/2010.

Onde o profissional pode atuar?

R: Em todas as áreas da construção civil.

Em nosso município tem uma área que oferece melhor colocação?

R: Desconheço.

Qual?

R: Desconheço.

Sua formação foi em instituição pública ou privada?

R: Está sendo em pública.

Entre as disciplinas do curso, estão incluídas matérias exatas como principais?

R: Sim.

Qual(is) o(s) superior(es) você poderá escolher dando seqüência a essa área.

R: Engenharia Civil, Arquitetura, Tecnólogo em construção de edifícios.

Resuma em uma frase sua opinião sobre a profissão?

R: O técnico de edificações faz o “ELO” entre o pedreiro e o engenheiro.

Abaixo seguem links de videos que complementam a explicação sobre este curso:


http://www.youtube.com/watch?v=BGcrATSbmAA

http://www.youtube.com/watch?v=5iQVK_C-IGk

http://www.youtube.com/watch?v=Qy5X5YVPtqY

http://www.youtube.com/watch?v=nV3raIxtrQs

http://www.youtube.com/watch?v=LGfhxGKL4kw

Arquitetura: deixando o seu lar cada vez mais moderno




A arquitetura é a arte de organizar, planejar e construir diversos ambientes para habitação, como por exemplo: prédios, casas entre outros. O profissional que atua nessa área é chamado de arquiteto. Este profissional tem formação superior, e o curso escolhido é relacionado a arquitetura e urbanismo. O arquiteto pode trabalhar em várias atividades quanto as edificações dentre elas destacam-se: monumentos, arquitetura paisagista e de interiores , etc. Atualmente o profissional formado em arquitetura e urbanismo pode assinar obras, trabalho que até pouco tempo atrás só era permitido aos engenheiros civis, e engenheiros de outras variadas áreas de atuação. A remuneração dele pode ser feita de duas formas são elas: quanto a contratação de uma pessoa/hora, ou um custo baseado no total da obra.


Abaixo segue uma entrevista com uma profissional formada nessa profissão anteriormente citada:

Nome: Fernanda Maia da Nova




Idade: 38 anos


Profissão: Arquiteta

Há quanto tempo você é formado?


R: 15 anos

Qual (is) fatores influenciaram na escolha do curso?


R:Desde pequena gostava de mudar os móveis de lugar e de ver plantas baixas de projetos em revistas.

Qual a duração do curso?


R: 5 anos

Em que ano foi regulamentada a profissão no país?


R: Não sei dizer.

Onde o profissional pode atuar?


R: O leque de atuação é muito extenso, desde construção de casas e edifícios, a projeto de interiores, projetos de paisagismo , e também de urbanismo. Além do que a arquitetura se subdivide em diversos setores: arquitetura comercial (lojas e shoppings), arquitetura hospitalar, arquitetura para hotelaria.

Sua principal renda vem da profissão que é formada?


R: Sim .

Em nosso município tem uma área que oferece melhor colocação. Sim ou não?


R: Não entendi a pergunta.

Se sim. Qual?


R:

Sua formação foi em instituição pública ou privada?


R: Foi na Universidade Federal de Santa Catarina

Resuma em uma frase sua opinião sobre a profissão?


R:Arquitetura é apaixonante, nunca um projeto vai ser igual a outro. Cada cliente é um novo desafio.

Abaixo seguem links de videos que ajudam a entender melhor este curso:


http://www.youtube.com/watch?v=fvt5td6IGIs



http://www.youtube.com/watch?v=4yN7z2ASgMQ



http://vimeo.com/27813923