Construindo qualidade de vida: a importância da escolha da profissão


Júlio Bernardo Dutra, Josalba Ramalho Vieira

Bolsista de Iniciação Científica –PIBIC/EM - Colégio de Aplicação - Centro de Ciências da Educação - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientadora do PIBIC- CA/UFSC.

Todos os anos muitos jovens estudam para passar no vestibular, mas nesse mesmo momento surgem também muitas dúvidas como, por exemplo, qual carreira escolher? Contudo, é necessário levar em conta vários fatores: a qualidade de vida que essa profissão lhe proporcionará, a posição dessa profissão no mercado, um rendimento suficiente para subsistência, entre outros. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a preferência dos alunos de 2º ano do Ensino Médio (EM) quanto às escolhas profissionais, pretendeu-se também pesquisar e analisar algumas dessas profissões partindo da visão de um profissional de cada uma das 10 áreas selecionadas. Entre os instrumentos de coleta de dados utilizamos Questionários para os alunos do EM (QA), Entrevistas para os profissionais das diversas áreas (EP). Foi utilizada também a pesquisa bibliográfica digital sobre as referidas profissões. O resultado dos dados analisados através do questionário QA apresentou que uma enorme variedade de escolha de carreiras (mais de duas dezenas) e isto me levou a selecionar as mais escolhidas e decidi incluir as profissões do meu próprio interesse. Assim, nos limitamos a pesquisar sobre 10 casos. Uma das questões que se apresentaram foi entender a diferença entre curso superior e curso técnico. Uma vez esclarecido esse aspecto, formulou-se dois modelos de entrevistas (EP). Um deles era específico para profissionais de curso superior e o outro era destinado aos profissionais dos cursos técnicos. Conclui-se que houve respostas similares quando as carreiras eram da mesma área de conhecimento, além disso a maioria dos profissionais entrevistados eram formados dentro de instituições públicas; outra conclusão é que os cursos superiores são consolidados há mais tempo do que os técnicos. Para facilitar o acesso aos dados desse projeto foi criado um blog interativo (www.aescolhadaprofissao.blospot.com) no qual foram apresentados os resultados da pesquisa assim como um aprofundamento dos conhecimentos sobre as 10 carreiras escolhidas ajudando aos jovens a conhecer melhor os cursos e ter acesso a opiniões de profissionais (em formação ou já formados), para assim decidir com mais facilidade e tranqüilidade qual curso quer estudar.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Técnico de informática



O profissional formado em técnico de informática desenvolver habilidades tanto em relação a cálculos quanto em relação com o público, com o propósito de facilitar o método de estudo e a comunicação em geral. O técnico pode atuar e na manutenção, configuração, instalação e utilização de softwares, no desenvolvimento de programas. O curso de técnico de informática é de nível técnico e tem duração de 4 anos.


A seguir está uma entrevista feita com um profissional formado em técnico de informática:


Nome: Arthur Sérgio Strzelecki

Idade: 41 anos

Profissão: Técnico de Informática


Há quanto tempo você é formado?

R: 19 anos


Qual (is) fatores influenciaram na escolha do curso?

R: O mercado de trabalho abundante e em ascensão

Qual é a duração do curso?

R: 3 anos

Em que ano foi regulamentada a profissão no país?

R:

Onde o profissional pode atuar?

R: Em empresas de assistência técnica, desenvolvimento.

Em nosso município tem uma área que oferece melhor colocação?

R: Setor de informática de órgãos públicos.

Qual?

R: Órgãos públicos.

Sua formação foi em instituição pública ou privada?

R: Pública

Entre as disciplinas do curso, estão incluídas matérias exatas como principais?

R:

Qual (is) o(s) superior (es) você poderá escolher dando seqüência a essa área.

R: Ciência da computação.


Abaixo estão alguns links de vídeos que demonstram o curso técnico da área de TI.


http://www.youtube.com/watch?v=NqrYpFNZJsE




Nenhum comentário:

Postar um comentário