Construindo qualidade de vida: a importância da escolha da profissão


Júlio Bernardo Dutra, Josalba Ramalho Vieira

Bolsista de Iniciação Científica –PIBIC/EM - Colégio de Aplicação - Centro de Ciências da Educação - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientadora do PIBIC- CA/UFSC.

Todos os anos muitos jovens estudam para passar no vestibular, mas nesse mesmo momento surgem também muitas dúvidas como, por exemplo, qual carreira escolher? Contudo, é necessário levar em conta vários fatores: a qualidade de vida que essa profissão lhe proporcionará, a posição dessa profissão no mercado, um rendimento suficiente para subsistência, entre outros. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a preferência dos alunos de 2º ano do Ensino Médio (EM) quanto às escolhas profissionais, pretendeu-se também pesquisar e analisar algumas dessas profissões partindo da visão de um profissional de cada uma das 10 áreas selecionadas. Entre os instrumentos de coleta de dados utilizamos Questionários para os alunos do EM (QA), Entrevistas para os profissionais das diversas áreas (EP). Foi utilizada também a pesquisa bibliográfica digital sobre as referidas profissões. O resultado dos dados analisados através do questionário QA apresentou que uma enorme variedade de escolha de carreiras (mais de duas dezenas) e isto me levou a selecionar as mais escolhidas e decidi incluir as profissões do meu próprio interesse. Assim, nos limitamos a pesquisar sobre 10 casos. Uma das questões que se apresentaram foi entender a diferença entre curso superior e curso técnico. Uma vez esclarecido esse aspecto, formulou-se dois modelos de entrevistas (EP). Um deles era específico para profissionais de curso superior e o outro era destinado aos profissionais dos cursos técnicos. Conclui-se que houve respostas similares quando as carreiras eram da mesma área de conhecimento, além disso a maioria dos profissionais entrevistados eram formados dentro de instituições públicas; outra conclusão é que os cursos superiores são consolidados há mais tempo do que os técnicos. Para facilitar o acesso aos dados desse projeto foi criado um blog interativo (www.aescolhadaprofissao.blospot.com) no qual foram apresentados os resultados da pesquisa assim como um aprofundamento dos conhecimentos sobre as 10 carreiras escolhidas ajudando aos jovens a conhecer melhor os cursos e ter acesso a opiniões de profissionais (em formação ou já formados), para assim decidir com mais facilidade e tranqüilidade qual curso quer estudar.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Engenharia Mecânica





O engenheiro mecânico desenvolve uma infinidade de opções de atividades, projetos e equipamentos que necessitam de algum tipo de dispositivo mecânico, desde equipamentos eletrônicos (que possuem alguma parte mecânica) até os equipamentos automobilísticos e aeroespaciais. Esse profissional pode atuar também na manutenção de instalações que utilizam algum mecanismo para funcionar como: instalações elétricas, sanitárias (água e esgoto), tubulações etc. O curso é de nível superior e tem em média a duração de 5 anos. Ele tem habilitação para projetar, fabricar e dar manutenção e consultoria a qualquer tipo de empresa ligada a área de atuação do curso. Algumas especialização do curso chamam bastante atenção são elas: robótica, automação, mecânica avançada de automóveis, computação aplicada à engenharia mecânica.










Segue abaixo uma entrevista feita com um profissional da área:

Nome: Adriano Abilio Manoel Mendes

Idade: 37

Profissão: Projetista Mecânico

Há quanto tempo você é formado?
R: 18 anos.

Qual (is) fatores influenciaram na escolha do curso?
R: Já teria estágio garantido.

Qual a duração do curso?
R: 03 anos.

Em que ano foi regulamentada a profissão no país?
R: Não tenho certeza, mas acho que foi em 05/11/1968.
Onde o profissional pode atuar?
R: Não área Industrial em geral.

Sua principal renda vem da profissão que é formada?
R: Sim.

Em nosso município tem uma área que oferece melhor colocação. Sim ou não?
R: Sim.

Se sim. Qual?
R: Turismo, Informática, Administração, exceto o setor industrial.

Sua formação foi em instituição pública ou privada?
R: Pública.

10ª Resuma em uma frase sua opinião sobre a profissão?
R: Quando finalizei o meu curso na antiga ETFSC, o curso era de alto nível, muito bom mesmo, formava verdadeiros técnicos, hoje ele foi suprimido e está caminhando para a sua extinção para dar lugar aos Tecnólogos. É uma pena, mas os órgãos competentes devem ter feito uma pesquisa de mercado e assim estão seguindo essa tendência.
Em 18 anos de profissão fiquei apenas 01 vez desempregado, mas por apenas 02 meses, fora isso não falta oportunidade. Hoje com toda a minha experiência e profissionalismo não corro o risco de ficar desempregado, graças a Deus.









Abaixo seguem alguns links vídeos que retratam e explicam mais a fundo a engenharia mecânica:


http://www.youtube.com/watch?v=7y1YG5PAbC0










Nenhum comentário:

Postar um comentário